5 dicas para aplicação do mármore no seu projeto

O mármore é uma pedra que conquista fãs pelo mundo, gerando ambientes elegantes, sofisticados e contemporâneos.

A tendência é que o mármore seja adotado não só em banheiros ou cozinhas, mas também em todos os outros cômodos da casa.

O uso de revestimentos que reproduzem a estética do mármore, porém com preço mais acessível e de mais fácil limpeza, também é uma prática cada vez mais comum.

O que é o mármore?

O mármore é uma rocha metamórfica, gerada em altas pressões, geralmente encontrado em regiões vulcânicas. O resultado é uma pedra homogênea com veios que, depois de tratada, pode apresentar texturas e formatos variados.

A cor do mármore é proveniente de minérios, como a mica e o feldspato, apresentando tons esverdeados, pretos, róseos, brancos ou creme.

Aplicações na decoração

O mármore costumava ter destaque em banheiros, salas,pisos e escadas. O custo elevado e sensibilidade à umidade dificultavam sua aplicação em ambientes externos e cozinhas, por exemplo. O uso da pedra em áreas externas é pouco indicado também em função dos danos que podem ser causados pela movimentação intensa e por chuva e poluição. Nesse quesito, o uso de revestimentos que reproduzem o material pode se mostrar mais vantajoso.

Apesar de resistente e durável, ele precisa de cuidados. A rocha pode ser desgastada por riscos, pancadas ou materiais abrasivos.

Geralmente, a pedra é aplicada em ambientes com traços mais clássicos e minimalistas, uma vez que garante características mais sofisticadas, com uma pegada discreta e, ao mesmo tempo, marcante.

O mármore assegura a nobreza da decoração, por isso listamos 5 dicas para aplicá-lo e trazer sofisticação e beleza ao seu projeto.

5 dicas de uso do mármore

1. Destaque o mármore

Fazer do mármore a estrela da sua decoração é um acerto. Dessa forma, além de assegurar o uso da peça como acabamento de luxo, as possibilidades de combinações são diversas.

O revestimento de lareiras e painéis com o mármore deixa o ambiente elegante e imponente em salas. Já em banheiros e cozinhas, o destaque pode vir em bancadas e pias. Mesmo com móveis e revestimentos mais simples, o ambiente fica belo e em evidência.

2. Faça combinações

Uma boa ideia para deixar o ambiente ainda mais elegante é mesclar o uso do material e de outras pedras nobres. Mescle cores claras, como o mármore Carrara ou Crema Marfil, com pedras mais chamativas — mármore Calacata e o Marrom Imperial, por exemplo.

Lembre-se: tente sempre harmonizar a paleta de cores e evitar tons e texturas conflitantes para o ambiente não ficar carregado demais.

3. Capriche nos detalhes

Você também pode usar o mármore para os itens de decoração. Acompanhando uma estética mais minimalista, eles prometem trazer todo o requinte da pedra em detalhes e pequenos objetos que complementam o ambiente.

Luminárias, bandejas, prateleiras, quadros e vasos são bons exemplos.

4. Explore novidades

A versatilidade do mármore permite que você o utilize de várias formas. Uma alternativa inovadora é usá-lo em paredes e móveis, por exemplo.

Você também pode investir em mesas e criados mudos inteiramente de mármore. As possibilidades são inúmeras, pois as peças podem ser redondas ou quadradas, grandes ou pequenas, e ainda ter o tampo em mármore.

5. Reproduza o mármore em outros elementos

Também há a possibilidade de reproduzir os veios naturais do mármore em artigos inusitados.

Bons exemplos dessa opção são os tecidos, plásticos e papéis de parede que simulam a estampa das pedras. Dessa forma, almofadas, cadernos, roupas de cama e até capas de celular podem aproveitar as características visuais do mármore!

Que essas dicas possam lhe ajudar na escolha para seu projeto. Não deixe de conferir os materiais que utilizamos na sessão “Mármores e Granitos”.

Fale
Conosco